Camerata Florianópolis - CONCERTO DE PÁSCOA

Enviar para um amigo
Qua, 13 de Abril de 2022
Abertura: 20:00 • Início: 20:30
Teatro Ademir Rosa - CIC • Florianópolis, SC
Classificação:
Livre*
Acesse com o
ingresso no celular

CAMERATA FLORIANÓPOLIS - Concerto de Páscoa


Camerata Florianópolis apresenta um concerto especial de Páscoa pela Paz no Mundo!!!


A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresenta no próximo dia 13 de Abril, às 20:30h no Teatro Ademir Rosa (CIC), seu "Concerto de Páscoa", pela Paz no Mundo! Interpretará a obra "Stabat Mater" de Pergolesi, composta para a celebração da Páscoa e um arranjo para cordas do quarto movimento da Sinfonia No 9 de Beethoven, "Ode à Alegria”, que simboliza a união entre os povos!

Destaca-se a participação especial da soprano Masami Ganev, da mezzo soprano Débora Almeida, do tenor Gustavo Fernandes e do barítono Fernando de Carli.

O presente concerto busca refletir a esperança de nossa orquestra pela Paz no mundo em que vivemos, desde a reflexão trazida no texto do Stabat Mater de Pergolesi da mãe que chorava por seu filho ao pé da cruz, assim como choram hoje as mães dos jovens, alguns ainda adolescentes, que são enviados à guerra sem ter a perspectiva de que voltarão vivos, ou se estes farão outras mães de também jovens chorarem por seus filhos mortos, até a mensagem que nos traz os ideais de liberdade, paz e solidariedade contida na Ode à Alegria, poema de Schiller, incorporado por Beethoven a sua Sinfonia No 9 (Coral), texto que expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, uma visão que tanto este como Beethoven partilhavam.

Neste concerto especial de Páscoa, renovamos nossa esperança por dias melhores, onde a paz e fraternidade substituam este período sombrio em que vivemos no planeta neste momento!


Sobre as obras:


Uma das obras-primas da música sacra, o Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), foi escrito nas últimas semanas da vida do compositor italiano, antes da sua morte prematura aos 26 anos de idade. Prestes a ser vencido pela tuberculose, o compositor retirou-se para um mosteiro franciscano em Pozzuoli, onde escreveria também um "Salve Regina". A obra foi composta para a Confraternità dei Cavalieri de San Luigi di Palazzo, que já havia encomendado um outro Stabat Mater ao compositor Alessandro Scarlatti.
 Obra em doze partes, sobre um poema medieval do séc. XIII atribuído ao franciscano Jacopone da Todi, o Stabat Mater de Pergolesi medita sobre o sofrimento da mãe de Jesus durante a crucificação. 

Seus primeiros versos são: Stabat mater dolorosa, juxta Crucem lacrimosa, dum pendebat Filius. (Estava a mãe dolorosa ao pé da cruz, lacrimosa, da qual pendia seu filho.)

A obra fez grande sucesso desde que foi composta, apesar das críticas de que fora escrita em estilo galante e operístico.Uma resposta definitiva a essas críticas consiste no fato de o próprio Bach ter escrito uma cantata com a melodia do Stabat Mater, compondo uma versão em alemão dessa obra – Tilge, Höchster, meine Sünden, BWV 1083 –, que certamente era desconhecida dos críticos da época.

O significado de Stabat Mater vai, com certeza, muito além de questões menores de forma e estilo. Temos aqui um retrato comovente, profundamente humano, do sofrimento de uma mãe diante da agonia de seu filho.

A Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125, Coral, é a última sinfonia composta por Ludwig van Beethoven. Finalizada em 1824, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas do compositor.

A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria"), uma ode escrita por Friedrich Schiller, com o texto cantado por solistas e um coro em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos numa sinfonia, criando, assim, uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.

A sinfonia n.° 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual. Em especial, a música do último movimento, chamado informalmente de "Ode à Alegria", foi rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia. Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven — dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez — teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro. No presente concerto, apresentaremos um arranjo para cordas e quarteto vocal do quarto movimento desta obra.


Os ingressos estão à venda no site Blueticket e sede da Camerata Florianópolis. Todos os protocolos de saúde serão rigorosamente seguidos.


Garanta já seu ingresso!


Ponto de venda físico: Camerata Escola de Música

Endereço: Rua Joe Collaço, 708 - Bairro Santa Mônica


Informações Importantes:

Meia-entrada

♦ Em caso de falta de documento comprovando a meia-entrada ou demais benefícios, o pagamento do valor complementar do ingresso estará sujeito a disponibilidade junto ao organizador do evento e será aceito somente em dinheiro (espécie).


Gratuidade para Cadeirantes

♦ A Lei Municipal Nº 9949, de 12 de fevereiro de 2016 garante a todo portador de necessidades especiais, que necessite de cadeira de rodas, a gratuidade do ingresso em eventos culturais, esportivos e de entretenimento. A cortesia poderá ser retirada diretamente nas bilheterias do teatro. 


Atenção:

♦ É obrigatório o acesso ao evento com algum documento oficial de identificação com foto.

♦ Este evento poderá ser gravado, filmado ou fotografado. Ao participar do evento o portador do ingresso concorda e autoriza a utilização gratuita de sua imagem por prazo indeterminado.

Abertura dos portões conforme sua numeração e setor a partir das 20h00.


VACINAÇÃO

♦ Para fazer parte da plateia a pessoa precisa estar com pelo menos 14 dias de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única) das vacinas contra a COVID-19;

♦Adolescentes e pré-adolescentes (entre 12 e 17 anos) precisa ter pelo menos 1 dose da vacina contra a COVID-19;


DEMAIS MEDIDAS

Recomendação de utilização de máscara de proteção individual.

Nas filas, banheiros, foyer, e demais espaços do CIC, manter distanciamento interpessoal mínimo de 1,0m (um metro) de raio (exceto pessoas que coabitam).

Utilizar de álcool para higienização das mãos.

Não é permitido ingerir alimentos ou bebidas nas dependências do CIC.

 

Informações importantes
Observações
Classificação: Livre*
Menores de 13 anos terão acesso ao evento somente se acompanhado dos pais ou de um responsável legal. Idade miníma pagante: 2 anos.
Forma de entrega
Ingresso Digital
Apresente seu ingresso na tela do celular ou impresso junto com seu documento de identidade na entrada do evento. Ingresso disponível para nomeação a partir de 24/03/2020.

 


Local do evento
Teatro Ademir Rosa - CIC
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC